Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro das Finanças diz que FMI é demasiado pessimista

Relacionados

Fundamentais e robustez da economia nacional não sustentam visão negra

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, reagiu já às previsões apresentadas esta quarta-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia nacional.

Para o ministro, «as previsões de crescimento do FMI, hoje divulgadas, afiguram-se demasiado pessimistas quanto aos efeitos que a evolução dos mercados financeiros poderá ter na actividade económica».

PUB

Teixeira dos Santos acrescenta que «este nível de pessimismo não é partilhado por instituições dos vários países nem por outras entidades internacionais».

Recorde-se que o FMI cortou cinco décimas à previsão que tinha para o crescimento da economia nacional deste ano, dos 1,8% para 1,3%, colocando assim o nosso País como um dos que menos cresce na Zona Euro e a divergir, pelo sétimo ano consecutivo, dos parceiros da moeda única.

Esta é, de facto, a previsão mais pessimista, já que o Governo mantém a sua projecção de um crescimento de 2,2% e que tanto a Comissão Europeia como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mantêm uma expectativa de uma expansão de 2%. O Banco de Portugal também previa um crescimento desta ordem, mas o seu governador, Vitor Constâncio, admitiu na terça-feira que a instituição vai rever as suas estimativas em baixa e adiantou que Portugal deverá crescer abaixo do esperado mas acima do projectado para a Zona Euro, que era na altura 1,8%.

«A melhoria registada nos fundamentais da nossa economia e a sua robustez não permitem sustentar de forma alguma a previsão apresentada para Portugal», considera o ministro das Finanças.

PUB

Relacionados

Últimas