Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses pedem menos crédito habitação e mais para consumo

Relacionados

A taxa de crescimento dos pedidos de crédito efectuados pelos consumidores portugueses registou uma ligeira desaceleração, de uma décima, em Outubro deste ano.

Neste mês, os pedidos de empréstimos cresceram 10%, depois de terem crescido 10,1% em Setembro.

Esta evolução resulta da desaceleração dos pedidos de crédito à habitação, já que, no que se refere ao crédito para consumo e outros fins, até se registou uma subida maior. Em Outubro, os pedidos subiram 9,6%, acima dos 9,5% de Setembro.

PUB

Ao contrário do que aconteceu com os empréstimos a particulares, os concedidos a sociedades não financeiras mantiveram a tendência de aceleração observada desde meados de 2005 (a sua taxa de variação anual aumentou de 7,5% em Setembro para 8% em Outubro).

O resultado foi uma ligeira aceleração dos empréstimos concedidos ao sector privado não financeiro, cuja taxa de variação anual aumentou de 9 para 9,1%. A par com esta subida, o Banco de Portugal dá conta também de uma aceleração nos empréstimos concedidos a instituições financeiras não monetárias (de 12,6 para 12,8%).

Contas feitas, em Outubro, os empréstimos bancários concedidos ao sector não monetário (excluindo administrações públicas) evidenciaram uma ligeira aceleração, registando uma taxa de variação anual de 9,3% (que compara com 9,2% em Setembro).

PUB

Relacionados

Últimas