Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSD: Estado paga ou deixa fornecedores venderem dívidas

Relacionados

Valor global devido ronda 1% do Produto Interno Bruto

O PSD defendeu hoje que o Estado deve pagar de imediato as dívidas a fornecedores ou permitir que estes as vendam a empresas de factoring ou à banca e sejam de imediato ressarcidos.

Em conferência de imprensa, na sede do PSD, o deputado social-democrata Mário Patinha Antão referiu que as dívidas do Estado a fornecedores «rondam ou até ultrapassam um por cento do Produto Interno Bruto (PIB)», cita a «Lusa».

PUB

«O PSD declara que o Governo deveria de imediato assumir a responsabilidade de pagar a pronto e a horas estes créditos aos seus fornecedores e tudo aquilo que está atrasado», acrescentou, apontando duas soluções.

Segundo Patinha Antão, «o Governo deveria reconhecer esses montantes e criar uma situação de emissão de dívida pública para esses montantes a fim de fazer face a esses pagamentos».

«Em alternativa, o Governo pode, reconhecendo essas dívidas, permitir que os credores entreguem esses créditos por exemplo a empresas de factoring ou através do sistema bancário em geral, sendo de imediato ressarcidos e o Estado pagará a essas entidades os juros acrescidos», completou.

As empresas de factoring são instituições financeiras especializadas na compra de créditos que diversas empresas detêm sobre os respectivos clientes e respectiva cobrança, assumindo o risco de incumprimento pelos devedores.

«O Estado não é pessoa de bem relativamente às suas dívidas a fornecedores, particularmente às pequenas e médias empresas, pagando tarde e a más horas», criticou o deputado, afirmando que essa situação «está a causar problemas de tesouraria gravíssimos às pequenas e médias empresas».

PUB

Relacionados

Últimas