Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quase 5 milhões de turistas passaram pelo Aeroporto de Faro

Relacionados

A principal porta de entrada de turistas estrangeiros que visitam, anualmente, o Algarve continua a ser o Aeroporto de Faro.

De acordo com os números disponibilizados pela ANA, que gere os aeroportos nacionais, à Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), o movimento total de passageiros (embarcados e desembarcados) foi, durante o ano turístico, de 4.991.828 (2.523.887 desembarcados e 2.467.941 embarcados) correspondendo a mais 335.244 movimentos, cerca de 168 mil turistas, ou seja mais 7,2%.

De realçar o facto de nos últimos anos termos vindo a assistir a uma progressiva e acentuada redução do tráfego charter, estimado até há cerca de quatro/cinco anos atrás em 93 por cento do total, para as chamadas «low cost» (companhias aéreas de baixo custo).

PUB

Segundo dados da própria ANA, a quebra acentuada no movimento de passageiros em voos charter não implicou uma transferência directa para as «low cost». Ou seja, os passageiros que viajam através das «low cost», embora considerados turistas na maioria dos casos, utilizam, geralmente, segundas residências, ou casas de familiares e amigos para as suas férias.

Desagregando o movimento de passageiros pelas principais origens/destinos, torna-se evidente que o comportamento dos mercados do Reino Unido e da Alemanha são os que mais influenciam positiva ou negativamente o tráfego anual registado no Aeroporto de Faro. A redução do movimento de alemães, situação que se vem verificando desde 2001, tem reduzido o efeito do crescimento do Reino Unido.

Em 2006, o mercado irlandês foi, pela primeira vez, o terceiro mercado mais importante, passando à frente dos Países Baixos.

Maior aumento foi registado por ingleses

É de destacar o facto destes números incluírem aqueles que, embora utilizando o Aeroporto de Faro, têm a Espanha como destino de férias, nomeadamente alemães e holandeses, não existindo indicadores precisos que permitam estabelecer com algum rigor este montante. No entanto, e no seguimento de contactos que temos mantido com hoteleiros espanhóis, alguns deles nossos membros aliados, estima-se que este valor possa ascender a cerca de 400.000 turistas/ano.

PUB

O Reino Unido foi a origem/destino que apresentou o maior crescimento face a 2005, com mais 187.147 passageiros movimentados (+6,8%), seguido da Irlanda, com mais 69.566 (+19,9%) e dos Países Baixos, mais 51.960 movimentos (+14,4%).

Entre os principais mercados, a única descida a mencionar é a dos passageiros de e para a Alemanha (-27.254, -4,6%).

Em 2007, as previsões apontam para uma nova subida de tráfego, embora menos acentuada, cerca de 3 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas