Já fez LIKE no TVI Notícias?

Resposta dos bancos centrais à crise é suficiente

Relacionados

O ministro das Finanças disse hoje à agência «Lusa» que a oportuna intervenção das autoridades monetárias está a dar resposta à instabilidade que se tem vivo nos mercados financeiros e evitará que esta chegue à economia real.

«Creio que apesar deste ambiente, em que alguma instabilidade se tem manifestado, temos razões para confiar que a pronta e oportuna intervenção das autoridades monetárias tem vindo a dar resposta adequada às exigências de liquidez que têm surgido», afirmou Fernando Teixeira dos Santos.

Teixeira dos Santos acrescenta que a intervenção dos bancos centrais «evitará que tais incertezas e instabilidade tenham um impacto significativo na actividade económica real, isto é, na produção e emprego».

PUB

Desde início de Fevereiro que se sabe que algumas gestoras de fundos e outras instituições financeiras norte-americanas estão com problemas no nível de incumprimento do crédito imobiliário de alto risco (suprime).

Mas, agora, a crise parece ter-se espalhado ao resto do mundo, com várias instituições financeiras a anunciarem a suspensão do resgate de alguns fundos de investimento e algumas dificuldades decorrentes de investimento feitos nesse segmento de mercado dos EUA.

Esta semana, quando os mercados financeiros começaram a ficar mais agitados com os problemas do mercado de crédito hipotecário de alto risco dos EUA e com a sua propagação na Europa e no resto do mundo, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu injectar dinheiro na economia, dizendo que emprestava tudo o que os bancos quisessem a 4 por cento, abaixo da taxas de mercado a que uns bancos estavam a emprestar a outros.

Vários outros bancos centrais também fizerem intervenções no mercado e hoje a Reserva Federal norte-americana baixou a taxa de desconto a que empresta dinheiro aos bancos, em 0,5 pontos percentuais.

PUB

Relacionados

Últimas