Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rui Rio será presidente da Junta Metropolitana do Porto

Relacionados

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, vai suceder ao seu homólogo de Gondomar, Valentim Loureiro, na presidência da Junta Metropolitana do Porto (JMP), por decisão consensual dos autarcas social-democratas, anunciou hoje o PSD.

Em comunicado, o presidente do PSD/Porto, Marco António Costa, refere que a proposta de atribuição da presidência da JMP a Rui Rio, já aceite pelo autarca, tem como primeiro subscritor o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes.

As eleições para a JMP estão marcadas para sexta-feira, dia em que será formalizada a integração plena de cinco novos concelhos - Trofa, Santo Tirso, Santa Maria da Feira, S.João da Madeira e Arouca na agora designada Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP).

PUB

A GAMP passa a ser constituída por 14 municípios, oito liderados pelo PSD (Póvoa de Varzim, Trofa, Feira, S.João da Madeira, Porto, Gaia, Maia e Valongo - nestes quatro em coligação com o CDS- PP), cinco pelo PS (Vila do Conde, Matosinhos, Espinho, Santo Tirso e Arouca) e uma por um independente (Gondomar).

Contactado pela agência Lusa, Agostinho Branquinho, vice- presidente do PSD/Porto, referiu que «o PSD tem intenção de respeitar a prática dos últimos anos e irá convidar um autarca do PS para uma das duas vice-presidências» da Junta Metropolitana.

Rui Rio vai agora ouvir os cinco autarcas socialistas sobre o nome a escolher para vice-presidente.

Segundo Agostinho Branquinho, a outra vice-presidência será atribuída, «em princípio», a um autarca social-democrata do distrito de Aveiro, ao qual pertence a maioria dos novos concelhos da GAMP.

«Não podemos esquecer que esta situação contrasta com o que aconteceu há quatro anos, quando o PSD apareceu completamente fracturado», salientou o dirigente social-democrata, que espera «um grande consenso» em torno do nome de Rui Rio, depois das posições favoráveis já assumidas pelos presidentes do PS/Porto, Francisco Assis, e da Câmara de Vila do Conde, Mário de Almeida.

Na última eleição, Rui Rio e Macedo Vieira (presidente da Câmara da Póvoa de Varzim) estiveram ao lado de Valentim Loureiro, enquanto os autarcas da Maia (Bragança Fernandes) e de Valongo (Fernando Melo) apoiaram Luís Filipe Menezes (Gaia), empate que foi desfeito a favor do autarca de Gondomar pelos três presidentes de câmara do PS (Mário de Almeida, Narciso Miranda e José Mota).

A lei das áreas metropolitanas (lei 10/2003) estabelece que «a junta é constituída pelos presidentes das câmaras municipais de cada um dos municípios integrantes, os quais elegem, de entre si, um presidente e dois vice-presidentes».

PUB

Relacionados

Últimas