Já fez LIKE no TVI Notícias?

Taxas de juro só sobem no final de 2006

Relacionados

As taxas de juro na Zona Euro só devem subir no final do próximo ano, segundo adianta o banco de investimento americano Lehman Brothers numa nota de research.

Segundo a instituição financeira, «a expectativa do mercado sugere uma probabilidade superior a 50% de as taxas de juro subirem na reunião de 1 de Dezembro do Banco Central Europeu». No entanto, a equipa económica da Lehman não espera «alterações na taxa de refinanciamento antes do final de 2006», referem numa nota de research.

Quanto ao impacto de uma subida no mercado accionista, a casa adianta que é necessário avaliar se o mercado «está com a mentalidade inflacionária que caracterizou o período 1989-1997, ou com a deflacionária do período 2001-2005.» A título de exemplo, referem que, desde que o mercado começou a pensar seriamente sobre uma subida das taxas de juro, em meados de Setembro, que as acções europeias subiram 3%, com as seguradoras e os bancos a liderarem as subidas, mais 7,6% e 5,7%, respectivamente.

PUB

Desta forma, o Lehman Brothers afirma que «não estamos preocupados com a implicação no mercado accionista de um apertar do BCE. Os investidores europeus ainda estão a emergir do ambiente deflacionário de 2001/2 e ainda parecem ver uma subida das taxas de juro como uma boa coisa, sugerindo que o crescimento está a recuperar», motivo pelo qual permanecem «overwight» em acções.

Recorde-se que ainda esta quinta-feira o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, disse em conferência de imprensa que a liquidez da Zona Euro continua a ser muito ampla e que as recentes subidas nos preços da energia levaram a inflação «a níveis que excedem significativamente os 2%». Este era o valor apontado pelo BCE como ideal, para o objectivo de estabilidade dos preços. Apesar disso, assegurou que a política monetária continua a ser adequada, motivo pelo qual manteve as taxas de juro nos 2% contrariando a expectativa do mercado.

PUB

Relacionados

Últimas