Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tráfego internacional responsável por 86% de mercadorias

Relacionados

O tráfego internacional foi responsável por 86 por cento do total das mercadorias descarregadas e 66% das mercadorias carregadas nos portos portugueses.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no 1º semestre do ano, entraram nos portos nacionais 6.928 embarcações de comércio, a que correspondeu uma variação homóloga de 1%. A dimensão das embarcações entradas, em termos de arqueação bruta total (GT) situou-se em cerca de 69,8 milhões, registando um acréscimo de 2,4%, face ao período homólogo.

O movimento total de mercadorias nos portos traduziu-se em 34.060 mil toneladas, representando uma variação de 4,2% em relação ao mesmo período de 2006. Esse total repartiu-se por 6.850 mil toneladas de mercadorias em tráfego nacional e 27.210 mil toneladas em tráfego internacional, registando-se, face ao período homólogo, variações de 4,8% e 4%, respectivamente.

PUB

Transporte fluvial

No 1º semestre de 2007, o tráfego nacional nas vias fluviais voltou a decrescer, apresentando um movimento de cerca de 14,8 milhões de passageiros (menos 3,9% em relação ao período homólogo), sendo a travessia do Rio Tejo a que mais contribuiu para este comportamento descendente (menos 3,6%).

A travessia do Rio Tejo foi efectuada por cerca de 14 milhões de passageiros (94,5% do movimento nacional de passageiros fluviais), sendo as carreiras Cais do Sodré¿Cacilhas e Terreiro do Paço¿Barreiro as mais utilizadas (49% e 35,5% do movimento no Rio Tejo, respectivamente). De salientar a travessia da Ria de Aveiro, que se apresentou como a única com uma variação positiva (mais 22,2% do que no 1º semestre de 2006).

Transporte ferroviário

Foram transportadas 5.263 milhares de toneladas em transporte de mercadorias, por modo ferroviário pesado, um aumento de 5,2% face ao registado no período homólogo. O correspondente volume de transporte registou o valor de 1 309 milhões de toneladas-Km.

No mesmo período, foram transportados cerca de 79,2 milhões de passageiros no segmento do transporte ferroviário pesado, uma variação de 1,2%, face ao mesmo período do ano anterior, resultante de variações positivas registadas em todos os tipos de tráfego: 1% no tráfego suburbano, 0,7% no tráfego interurbano (inclui longo curso) e 1,2% no tráfego internacional.

Neste semestre, foram transportados nos sistemas de Metropolitano de Lisboa e Porto (sistemas ferroviários ligeiros) cerca de 115,7 milhões de passageiros, o que representa um acréscimo de 2,8% face ao mesmo período do ano anterior. De salientar, neste período, a ligeira quebra registada no número de passageiros transportados(menos 3,2%) no Metropolitano de Lisboa.

PUB

Relacionados

Últimas