Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tratamentos para deixar de fumar cada vez mais procurados

Relacionados

Se fumar sai caro, deixar o hábito também não é «propriamente» barato.

Em Portugal, a categoria de preços de maços de cigarros mais vendida é a de 2,75 euros. Tendo em conta que, em média, cada um dos 1,46 milhões de portugueses fumadores, fuma, em média, um maço por dia, a despesa mensal ascende a 82,5 euros. Para marcas mais caras, como a Marlboro, e como cada maço custa 2,90 euros, este hábito custa 87 euros por mês.

Com o recente aumento dos preços do tabaco, decorrentes da subida do imposto específico, são cada vez mais os fumadores que querem «largar o vício», já para não falar daqueles que procuram fumar menos.

PUB

«A procura de medicamentos para deixar de fumar, cujo princípio activo é a nicotina, tem vindo a aumentar» e os anúncios a este tipo de produtos também são cada vez mais frequentes, como explicou fonte do sector farmacêutico. Contactados, o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), a Associação Nacional da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e a Associação Nacional de Farmácias (ANF), os três organismos disseram não dispor de quaisquer dados sobre a venda deste tipo de medicamento.

A «Agência Financeira» foi saber algumas das opções que os fumadores que querem deixar de o ser têm. E descobrimos que, para deixar um vício caro, tem que se pagar, e bem.

Mas não é só o aumento dos preços do tabaco que está a fazer com que as pessoas queiram deixar de fumar. Também há cada vez mais campanhas contra o tabaco e mais informação sobre os malefícios do tabaco, algumas até apoiadas pela Comissão Europeia.

Várias marcas com adesivos e pastilhas

O Infarmed tem, no seu prontuário farmacêutico, várias marcas, com várias formas farmacêuticas. Marcas como a Nicorette, a Nicotinell ou a Niquitin, que apresentam adesivos, pastilhas ou gomas para mascar que podem ajudar a desistir do vício do fumo.

PUB

«As doses de medicamento a tomar dependem do consumo de tabaco e grau de dependência de cada pessoa», explicou fonte de um laboratório farmacêutico responsável por alguns produtos desta categoria. «Em regra, as pessoas que querem deixar de fumar devem tomar 8-12 pastilhas de 2 mg por dia. Só se for um grande fumador é que é aconselhável uma dose maior, com as pastilhas de 4 mg».

No caso do tratamento com adesivos, que costumam dar para 16 ou 24 horas, as doses são de 7, 14 e 21 mg dia, também consoante o consumo de cigarros e o grau de dependência. A regra geral é não consumir mais de 50 mg/dia de nicotina.

«O tempo de tratamento depende de muitos factores, nomeadamente da força de vontade dos fumadores», diz a mesma fonte, explicando que, por isso mesmo, «não é possível calcular quanto custa, no total, um tratamento destes».

Preços variam muito

A marca Nicorette, por exemplo, dos laboratórios Pfizer, tem adesivos com 5, 10 e 15 mg. As embalagens são de 14 unidades e cada uma dá para 16 horas. Os preços vão de 29,43 euros a 38,57 euros, dependendo da dosagem.

PUB

Também com adesivos, a Nicotinell, da Novartis, tem embalagens de 14 e 28 unidades, de 7, 14 e 21 mg. Cada adesivo dá para 24 horas e os preços vão de 28,03 euros a 66,14 euros.

Já nas gomas para mascar, a marca da Pfizer apresenta duas dosagens (2 e 4 mg) e embalagens de dois tamanhos (30 e 105 unidades), com preços que vão de 8,24 euros a 35,36 euros. A marca da Novartis, por seu lado, apesar das mesmas dosagens, tem embalagens de 24 e de 96 unidades e preços entre 7,30 euros e 32,15 euros.

Existe ainda uma terceira opção, as pastilhas de 2 mg, em embalagens de 36 ou 96 unidades, com preços de 16,40 euros e 32,15 euros.

PUB

Relacionados

Últimas