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Utilizadores de banda larga aumentam 8,2% no 1º trimestre

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Foram contabilizados 1,312 milhões de clientes de banda larga no final do primeiro trimestre deste ano.

De acordo com os dados Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), este valor indica, que há mais 100 mil clientes que no trimestre anterior e revela um crescimento de 8,2%. Já em termos homólogos o aumento é 38,2%.

No final de Março, a taxa de penetração da banda larga, em termos de total de clientes por população total, situava-se nos 12,5%, contra 9% no período homólogo.

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No mesmo período existiam 769 mil clientes que acediam à Internet através da tecnologia ADSL, mais 10,2% que no trimestre anterior; e cerca de 540 mil clientes dispõem de banda larga através de modem por cabo, mais 5,6% que no trimestre anterior. O número de clientes de acesso dedicado não ultrapassa os 3 mil.

No final do primeiro trimestre, registou-se um reforço da predominância do ADSL, que representava cerca de 58,6% do total de acessos de banda larga. No período em análise, 71,2% dos novos clientes de banda larga utilizavam o ADSL.

No segmento residencial, existiam 1,085 milhões de clientes residenciais com acesso através de banda larga, o que corresponde a cerca de 82,7% do total. A tecnologia ADSL continuou a ser o meio preferencial de acesso à Internet no segmento residencial. No período em análise existiam 559 mil clientes de acesso através de ADSL, 51,5% do total de clientes residenciais de banda larga. O acesso através de modem por cabo representava 48,5% do total de clientes de banda larga, correspondendo a 526 mil clientes.

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No segmento não residencial existiam no final de Março cerca de 227 mil clientes de acesso através de banda larga, mais 7,5% que no trimestre anterior e 44,4% acima do registado no trimestre homólogo. O ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet. Do total de clientes não residenciais, 210 mil tinham acesso por ADSL e 14 mil acediam através de modem por cabo. Cerca de 2.900 clientes têm acesso através de circuitos dedicados.

PT perde clientes na banda larga

A quota de clientes de banda larga do Grupo PT caiu no primeiro trimestre do ano 3,5 pontos face ao trimestre anterior, para 73,5%. Em termos homólogos, a quebra é de 8,1 pontos percentuais.

No ADSL, a PT tem uma quota de 79,8%, cabendo aos novos operadores 20,2%, mais 4,1 pontos percentuais que no trimestre anterior. O reforço de quota dos novos operadores, na tecnologia ADSL, é explicado pelo crescimento do número de lacetes desagregados, reflexo da melhoria das condições da Oferta do Lacete Local e da aposta dos operadores em chegar aos clientes directamente e com ofertas de pacotes de serviços, designadamente em conjunto com serviços de voz.

No acesso através de modem por cabo, a quota do grupo PT sofreu uma quebra trimestral de 3,1 pontos percentuais, para 64,7%. No trimestre em análise, a quota marginal trimestral de clientes de banda larga dos prestadores alternativos atingiu os 69%, o que significa que do total de novos clientes de banda larga, o grupo PT apenas angariou três em cada 10 novos clientes.

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