Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancários ganham demasiado para a crise actual

Relacionados

Presidente do BPI considera que existe falta de flexibilidade das instituições para se adaptarem à crise

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, afirmou, esta quarta-feira, que «o modelo social do sector bancário é insustentável tal como está».

Ulrich referiu ainda o facto dos bancos nacionais terem hoje «custos de trabalho mais elevados do que a generalidade das empresas», ao mesmo tempo que alerta para uma falta de flexibilidade das instituições para se adaptarem à actual conjuntura.

PUB

Durante uma conferência organizada pelo «Diário Económico», o presidente do BPI conclui dizendo que a rigidez em volta dos benefícios dos trabalhadores do sector bancário «é ainda mais gritante quando o mundo está a dizer que os bancos vão ter que ter mais capital, menos alavancagem, menos risco e, portanto, menos rentabilidade».

Decisão sobre Cosec tomada em breve

Fernando Ulrich referiu ainda que o conselho de administração do banco vai estar reunido esta semana para avaliar a proposta feita pelo Governo para a compra dos 50 por cento que o banco tem na Cosec.

«Estão a decorrer negociações, uma vez que o Governo apresentou a proposta e esta está a ser apreciada e vai ser discutida», disse Ulrich.

A decisão deve ser conhecida entre esta semana e a próxima. «Ao nível da comissão executiva, entendemos que o banco deve estar disponível para venda», concluiu o presidente do BPI.

PUB

Relacionados

Últimas