Já fez LIKE no TVI Notícias?

Capital da Galp que Estado quer privatizar vale 691 milhões

Relacionados

Berardo já admitiu interesse e ENI quer «tudo ou nada»

Os sete por cento do capital da Galp Energia que o governo quer privatizar valem, a preços de mercado, 691 milhões de euros, de acordo com o preço de fecho da acção em bolsa.

O governo anunciou esta quinta-feira que aprovou a última e quinta fase da reprivatização da Galp Energia, em que vai vender os sete por cento que detém na empresa, avança a «Lusa».

PUB

Essa participação corresponde a 58.079.514 acções, segundo fonte oficial da Galp, o que ao preço de 11,91 euros (cotação de fecho do título na Euronext Lisboa) pode valer 691 milhões de euros.

A operação, que será feita em data e condições a anunciar mais tarde por resolução de conselho de ministros, será concretizada com a emissão pela Parpública de obrigações permutáveis ou reembolso com acções representativas e destina-se a investidores institucionais.

O orçamento do Estado para 2008 prevê um encaixe de 900 milhões de euros com privatizações, mas até ao momento ainda não foi apresentado qualquer plano para este e para o próximo ano.

Só hoje se soube que a privatização da Galp vai avançar, desconhecendo-se ainda quando deverá tal acontecer.

A Eni, detentora de 33,34% da petrolífera, já revelou que quer adquirir os 100% do capital da Galp ou então abandona a empresa. Também o empresário Joe Berardo garantiu à Agência Financeira que tem interesse em entrar no capital da empresa, se houver «bom negócio».

PUB

Relacionados

Últimas