Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consumo privado cresce 1,2% no último trimestre de 2006

As despesas de consumo final das famílias residentes registaram uma variação positiva de 1,2 por cento em termos reais no último trimestre de 2006, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira.

Apesar desta subida, o consumo privado desacelerou face ao trimestre anterior, numa variação de 1,7%.

De acordo com dados do INE, a componente de bens duradouros (automóveis e outros) foi a que mais contribuiu para a desaceleração do consumo, diminuindo 1% em volume (com uma variação de 1,8% no período anterior). Este comportamento foi comum às componentes automóvel e não automóvel.

PUB

Investimento diminuiu 2,1% face a 2005

O investimento caiu 2,1% em volume no 4.º trimestre do ano passado face ao período homólogo.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FCBF) em material de transporte explica, por outro lado, esta evolução do investimento, devido essencialmente a uma quebra nas vendas dos veículos automóveis pesados no 4.º trimestre de 2006, em virtude da entrada em vigor de alterações legais que conduziram à antecipação de aquisições nos dois trimestres anteriores.

Por outro lado, a FBCF em máquinas e equipamentos (excepto material de transporte) cresceu 4% em termos homólogos no 4.º trimestre de 2006, em aceleração relativamente ao verificado no trimestre anterior (3,5%).

PUB

Últimas