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Barclays quer ser o «eleito» da internacionalização portuguesa

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Basílio Horta não quer perder mais quota no mercado inglês

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o Barclays assinaram esta segunda-feira um protocolo de colaboração para ajudar na internacionalização das empresas portuguesas.

«Queremos ser o parceiro de eleição de todas as empresas portuguesas que queiram crescer fora», adiantou o presidente executivo do Barclays em Portugal, Peter Mottek, na cerimónia, sublinhando que estão no país para ficar.

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Por seu lado, o presidente da AICEP, Basílio Horta destacou a «adesão» do banco à linha de crédito do Governo PME III. «Sabemos como é importante que o crédito chegue as empresas e à economia real. Além disso, o mercado inglês é importante, é o terceiro das nossas exportações e tem sofrido bastante com esta crise. Não nos podemos resignar a perder quota de mercado», referiu à saída.

«Se não fosse diversificação, Espanha continuava a 33% acima»

Basílio Horta adiantou que o objectivo desta colaboração é por exemplo, «desenvolver um conjunto de iniciativas em Londres» com o banco inglês, seja de carácter geral como sectorial. «Há sectores que precisam de especialmente acompanhamento como o têxtil, o vestuário e o calçado», disse.

O presidente da AICEP vê ainda este acordo como uma oportunidade para a participação das empresas portuguesas nos Jogos Olímpicos de 2012, que se vão realizar em Londres. Portugal pode, aos seus olhos, prestar serviços sobretudo na construção civil, catering, têxtil e confecção.

Para o responsável, tem sido a aposta das empresas portuguesas em mercados como Angola, Singapura, México, Magreb, Marrocos, Argélia, Líbia e Venezuela que estão a ajudar muitas a ultrapassar este momento de crise. Se não fosse a nossa política de diversificação, Espanha continuava a 33% acima do nosso comércio externo. Ainda é muito, mas já é de 28%», terminou.

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