Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saiba como pagar menos impostos

Relacionados

Maa só para quem se situar nos calões de IRS inferiores a 20%

Juntar os juros de depósitos bancários à declaração de IRS pode ser vantajoso para muitos contribuintes. É que os bancos cobram uma taxa liberatória, de imposto, de 20% sobre os juros, independentemente do valor dos rendimentos totais obtidos. Se estes forem baixos de forma a recaírem num escalão inferior a 20%, a pessoa poderá ser beneficiada quando acertar contas com o IRS, avança o «Jornal de Notícias».

Já não vai a tempo de pedir o englobamento relativo a 2007 (é preciso pedir a declaração aos bancos até 31 de Janeiro), mas pode ir fazendo contas para este ano. E convém fazê-las com cuidado, porque nem todas as pessoas sairão beneficiadas englobar juros de depósitos bancários implica incluir todos os rendimentos de capital (ver ao lado), pelo que se pode mudar de escalão e passar a pagar mais do que os 20% de taxa liberatória, aconselha a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.

PUB

Só poderão beneficiar do englobamento as pessoas cujos rendimentos totais sejam baixos a ponto de as situarem nos escalões de IRS inferiores a 20%. Mas atenção há muitos contribuintes cujos rendimentos são tão baixos que estão isentos de pagar imposto ou até, no caso de reformados, de apresentar a declaração. Será preciso ver se o englobamento de juros as vai obrigar a pagar IRS.

Como funciona?

Segundo o «Jornal de Notícias», o Código do IRS diz que «são tributados à taxa de 20%» os «juros de depósitos à ordem ou a prazo», quer a pessoa tenha rendimentos muito baixos, quer tenha uma grande fortuna. Os contribuintes com rendimentos altos e que pagam mais do que 20% de IRS devem deixar que a banca desconte a taxa liberatória e não inscrever os rendimentos na declaração de IRS. Mas, se estão numa taxa mais baixa, vale a pena pedir o englobamento.

PUB

Relacionados

Últimas