Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates aponta vento e água como «bandeira nacional»

Relacionados

Para o primeiro-ministro, José Sócrates, o vento e água deverão ser considerados prioritários, com vista a melhorar a eficiência energética do país.

Estes são considerados pelo Executivo como as melhores alternativas «para reduzir o actual nível de emissões e diminuir a dependência do petróleo», refere durante a apresentação do Plano Nacional de Barragens.

Aliás, para Sócrates este plano «revela uma visão de média e longo prazo», acrescentando ainda que «é preciso tomar hoje opções que vão condicionar a vida daqui a 20 ou 30 anos».

PUB

«Portugal tem de aproveitar o seu potencial hídrico, foi um erro cometido no passado mas não queremos que permaneça, porque isso coloca o país muito vulnerável e dependente do exterior», salienta.

Daí José Sócrates considerar que a aposta no hídrico torna o país «mais autónomo e menos dependente, ou seja, mais livre», referindo ainda que «Portugal tem de colocar-se no pelotão da frente dos que querem apostar nas energias renováveis».

O Executivo refere que neste momento precisamos, nesta matéria, de 5 por cento de estratégia e 95% de execução.

Recorde-se que o Governo apresentou esta manhã a lista de 10 barragens que, serão agora objecto de consulta pública, envolvendo um investimento superior a mil milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas