Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pinho diz que privados cumprem papel ao aumentarem investimento

Relacionados

O ministro da Economia disse esta sexta-feira que as contas nacionais do segundo trimestre mostram que os privados estão a cumprir o seu papel.

Manuel Pinho disse ainda que a economia só não cresce mais por causa das restrições nas finanças públicas, avançou a «Lusa».

Recorde-se que o Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu hoje em alta de 0,1 pontos percentuais o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre deste ano, em relação aos três meses imediatamente anteriores, para 0,5 por cento, devido ao aumento do investimento.

PUB

Em declarações à agência, Manuel Pinho afirma que estes dados indicam que Portugal está «no bom caminho para em 2007 aumentar o crescimento do PIB e ao mesmo tempo baixar o défice orçamental, o que poucos países conseguem».

«As contas do INE para o primeiro semestre confirmam que isso é possível», disse.

Nas Contas Nacionais Trimestrais, hoje divulgadas, o INE explica que o investimento foi a componente que mais se destacou, tendo crescido 1,6% em volume, depois de uma quebra 2,1% no primeiro trimestre do ano.

Esta é a primeira variação positiva do investimento deste 2004.

Manuel Pinho aponta que «as empresas estão mais confiantes, porque o investimento iniciou uma trajectória positiva, depois de ter baixado durante 8 trimestres consecutivos, fruto da situação negativa da construção e obras públicas».

Diz, também, que os dados mostram que, «em termos sectoriais, as empresas privadas estão a cumprir muito bem o seu papel, mas a dieta de emagrecimento do Estado impede um crescimento do PIB mais elevado».

«Em termos comparativos, o crescimento em cadeia do PIB é superior à Zona Euro pelo segundo trimestre consecutivo», conclui.

PUB

Relacionados

Últimas