Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas cancelam «lay-off» com retoma da economia

Relacionados

Repsol Sines, Lusosider, Qimonda Portugal, Sival Plásticos e Leoni são algumas das empresas que estão a voltar ao activo

A ligeira subida do Produto Interno Bruto no segundo trimestre (0,3%) já está a ter reflexos na actividade das empresas. A comprová-lo, o facto de várias unidades industriais terem decidido suspender, ou mesmo cancelar, os períodos de «lay-off» que tinham posto em prática nos últimos meses, na fase mais profunda da recessão, noticia o «Diário Económico».

Entre as empresas que nas últimas semanas cancelaram ou suspenderam os períodos de «lay-off» encontram-se a Repsol, a Sival Plásticos, a têxtil Leoni, a Lusosider e a própria Qimonda de Vila do Conde - embora, neste último caso, apenas de forma parcial. A medida envolve no total mais de 1.150 trabalhadores.

PUB

As empresas contactadas pelo Económico, na sua maioria pertencentes ao sector industrial, explicam este novo cenário com a melhoria dos respectivos mercados, e o consequente aumento das encomendas. «Não tivemos outra solução que não fosse reduzir a produção face à quebra de encomendas, mas, entretanto, o mercado espevitou, tivemos mais vendas e isso, naturalmente, levou-nos a terminar o «lay-off» e a voltar ao normal», disse Pedro Faria, responsável da Sival Plásticos.

PUB

Relacionados

Últimas