Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turismo nacional quer chegar a 15% do PIB em 2015

Relacionados

Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Escandinávia são os principais países-alvo das acções de promoção do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) para 2007, no valor de 50 milhões de euros, que o ministro da Economia, Manuel Pinho, assinou esta segunda-feira, em Lisboa, com cinco áreas regionais de promoção turística.

O objectivo do PENT «mais ambicioso de sempre» é, segundo o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, «chegar a 2015 com o sector a valer 15 por cento da riqueza produzida no País, ou seja 15 mil milhões de euros de receitas».

Dos 50 milhões de euros de orçamento, 21 milhões (37%) serão dedicados a promover Portugal no exterior, estando prevista uma campanha publicitária internacional de 7 milhões de euros especificamente para os cinco países «de maior potencial turístico» para Portugal.

PUB

Além da Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Escandinávia, o PENT quer desenvolver acções de promoção com a Holanda, Irlanda, Itália, Bélgica e Rússia. No campo da diversificação, são ainda tidos em conta países como o Brasil, Japão, Estados Unidos ou Canadá.

O plano de promoção nacional prevê ainda três milhões de euros dedicados a projectos especiais, como a parceria com a revista «National Geographic» para a realização de documentários sobre o País, a quinzena de Portugal nas Nações Unidas ou a cooperação com a European Travel Comission.

O PENT conta também com 19,5 milhões de euros (35% do orçamento geral) para o reforço das regiões turísticas associadas e 16 milhões de euros (28%) na organização de eventos como o regresso do Rally de Portugal, a atribuição mundial das «New 7 Wonders of the World», o apoio ao Portugal Sailing e a organização Algarve07 ¿ Programa de Animação e Promoção.

De acordo com Bernardo Trindade, o PENT é «um exemplo de maturidade e responsabilização». Na articulação entre as áreas regionais envolvidas e a promoção global do País, «os próximos anos serão anos em que teremos de dar o melhor de nós», rematou o Secretário de Estado do Turismo em conferência de imprensa.

PUB

Relacionados

Últimas