Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT quer 100 milhões de clientes até 2011

Relacionados

Zeinal Bava promete novos serviços e produtos e novas infra-estruturas

O presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, disse esta sexta-feira que pretende alcançar 100 milhões de clientes nos próximos três anos, assim como aumentar o negócio internacional para, pelo menos, dois terços das receitas totais.

«O mandato que nos foi dado pelos accionistas é para fazer crescer a PT. A ambição clara é apostar no investimento, no emprego, na internacionalização e é claramente para atingir cem milhões de clientes [a PT fechou 2008 com 70 milhões de clientes]», disse Zeinal Bava, citado pela agência Lusa, no dia em que iniciou o seu primeiro mandato completo na presidência executiva da PT, cuja Assembleia Geral se reuniu esta tarde.

PUB

O presidente executivo sublinhou a importância do investimento, lembrando que a operadora investiu no ano passado 1,2 mil milhões de euros e que vai manter o investimento de 2008 no mercado doméstico (650 milhões de euros).

Entre os objectivos para este mandato, Zeinal Bava incluiu o lançamento de novos produtos e serviços, a modernização de infra-estruturas e a convergência fixo/móvel, além da liderança da televisão a prazo.

A aposta nos mercados brasileiro e africano é outra prioridade: «O Brasil tem uma população superior a 200 milhões de pessoas e só existem 150 milhões de clientes. Por isso, acredito que o mercado brasileiro vai crescer 50 a 60 milhões de clientes nos próximos anos. A Vivo será um importante motor de crescimento», disse Zeinal Bava, frisando que África é também uma aposta.

O presidente executivo da Portugal Telecom salientou ainda que mais de 99% dos accionistas aprovaram os resultados obtidos pela empresa em 2008 e reiterou o objectivo de manter uma política de remuneração accionista atractiva.

PUB

Outra das metas é a consolidação da PT como um dos operadores de referência no que diz respeito à dimensão da base de clientes a nível internacional, com o objectivo de atingir cem milhões de clientes em 2011, o que representa dez vezes mais do que a população nacional actual.

Outras metas

Zeinal Bava quer igualmente crescer «sustentadamente os negócios internacionais para aumentar o seu peso para pelo menos dois terços das receitas totais».

Entre as metas, o presidente executivo da PT incluiu ainda o reforço da liderança em todos os segmentos no mercado doméstico, assegurando a sua rentabilidade e ao mesmo tempo uma base de sustentabilidade para os compromissos com os accionistas e investimentos internacionais.

Zeinal Bava pretende ainda apresentar um desempenho no primeiro quartil superior face aos congéneres europeus em remuneração accionista e resultados operacionais financeiros.

A PT quer ainda posicionar-se como «a empresa de referência na área da sustentabilidade em Portugal e nos países onde tem investimentos», acrescentou.

PUB

Da Assembleia Geral saiu o «compromisso fundamental» de fazer crescer a empresa, tendo Zeinal Bava classificado como «claramente positivo» o balanço dos resultados obtidos em 2008, tendo em conta que a empresa cresceu no número de clientes, receitas, investimento, emprego e valor accionista.

O presidente executivo da PT frisou ainda que foi dado na Assembleia Geral um voto de confiança na nova equipa de gestão para o próximo triénio e acrescentou que a gestão eficaz dos negócios da empresa é uma capacidade que representa «mais do que nunca uma vantagem competitiva e uma marca de diferenciação» no actual contexto da economia internacional.

As acções da Portugal Telecom seguem a recuar 2,26% para 5,63 euros.

PUB

Relacionados

Últimas