Já fez LIKE no TVI Notícias?

Certificados de aforro em mínimos desde 2004

Relacionados

Novas regras para as poupanças entraram em vigor há 12 meses

Praticamente um ano depois das alterações aos certificados de aforro operadas pelo Governo, os seus detentores começam a sentir o efeito negativo da nova fórmula de cálculo dos juros deste popular produto de poupança, noticia o «Diário de Noticias».

Tudo devido à descida consecutiva das taxas Euribor que, se por um lado beneficia quem tem créditos bancários, acaba por penalizar quem investiu em produtos de poupança como os certificados de aforro.

PUB

As taxas de juro fixadas para Janeiro das séries antigas (A e B) desceram para os 1,967%. Uma evolução vincada face aos 2,531% de Dezembro e já longe do pico de 3% atingido em Outubro. O valor para este mês é mesmo o mais baixo desde 2004 e representa um corte para quase metade face aos 3,72% de há doze meses, quando o Ministério das Finanças decidiu cortar a fórmula de cálculo dos juros dos certificados de aforro.

No que diz respeito à nova série C (criada precisamente em Janeiro do ano passado, em simultâneo com a descida dos juros nas séries antigas), a taxa em vigor em Janeiro é de 2,426%, a mais baixa de sempre, acrescenta o mesmo jornal.

Recorde-se que as alterações efectuadas pelo Governo há doze meses baixaram os juros das séries antigas de 80% para 60% do último valor da Euribor do mês anterior. No caso da série C, os juros são calculados de acordo com uma fórmula mais complexa que prevê a indexação a uma média das últimas dez ocorrências mensais da Euribor a três meses.

Em paralelo, o prémio de permanência da série C representa um significativo corte face ao das séries A e B.

PUB

Relacionados

Últimas