Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vieira da Silva diz que apoio a idosos compete também à família

Relacionados

Prolongamento da vida activa é «imperativo de ordem económica»

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, lembrou, esta terça-feira, que o apoio aos mais idosos não compete apenas aos próprios e ao Estado.

Durante a apresentação do Barómetro «Reforma 2008», da AXA, o ministro sublinhou que «não é socialmente aceitável e sustentável considerar-se que os mais idosos são uma responsabilidade apenas ou deles próprios ou do Estado» dado que «é também das famílias a responsabilidade de acompanhamento dos nossos idosos».

PUB

O estudo da AXA aponta que 87 por cento dos portugueses na vida activa consideram que cabe ao Estado a responsabilidade de providenciar a pensão de reforma, valor que desce para os 64% quando se refere ao próprio indivíduo e para os 60% quando o implicado é o empregador.

«Seria um péssimo sinal se víssemos um enfraquecimento desses laços (familiares). A interajuda entre as gerações é um factor decisivo de coesão», explicou aos jornalistas o ministro do Trabalho e da Segurança Social, realçando que a medida é também um contributo de combate à exclusão.

Vieira da Silva disse ainda que o prolongamento da vida no trabalho «não será apenas um imperativo de ordem ética mas também de ordem económica».

PUB

Relacionados

Últimas