Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acordo amarra Amorim à Galp por cinco anos

Relacionados

O acordo parassocial assinado entre Américo Amorim, EDP e REN é válido por oito anos e obriga o empresário português a manter intacta, nos primeiros cinco anos, a posição na Galpenergia. Segundo as condições acordadas, uma eventual venda de posição por parte de Américo Amorim ao fim de cinco anos obrigará o comprador seguinte a seguir o acordo por mais três anos, noticia o «Público».

Terça-feira à noite, Américo Amorim garantiu a compra de 32,5% do capital da Galp, através dos 14,268% da EDP e a opção de compra de mais 18,3% da REN, numa operação que se eleva a 1650 milhões de euros e que teve por base um valor total da Galp de 5050 milhões de euros. O negócio gerará mais-valias totais de 898 milhões de euros, dos quais 398 milhões para a EDP e 500 milhões para a REN.

Ontem, o grupo Amorim, através da holding Amorim Energia, a holding directamente envolvida na operação, emitiu um comunicado com três ideias fortes sobre a expectativa do accionista, que está de regresso à Galp, e a estratégia a seguir pela empresa. Américo Amorim quer consolidar uma posição de controlo na petrolífera nacional, quer ver protegido o que diz ser o interesse nacional e indica claramente que a Galp deve investir na sua afirmação no mercado ibérico.

PUB

PUB

Relacionados

Últimas