Já fez LIKE no TVI Notícias?

Projecto de energia solar em Abrantes vai empregar 1.800

Relacionados

Terreno adquirido custou um milhão de euros

Um milhão de euros. Foi este o preço de um terreno, situado na freguesia de Concavada, perto da Central Termoeléctrica de Pego que vai servir para instalar um Projecto Integrado de Energia Solar.

Nestes 82 hectares, espera-se que venham a trabalhar 1.800 pessoas, avança a agência Lusa.

PUB

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Nelson de Carvalho, justificou o investimento com necessidade de «criar as condições favoráveis» ao acolhimento do PIES, um investimento de 818 milhões de euros da empresa RPP Solar na «produção de energia limpa».

O projecto de investimento visa agregar toda a cadeia de produção de energia solar, com a instalação de sete unidades industriais, uma delas de transformação de silício em células para painéis solares, cinco a sete torres eólicas, painéis solares e turbinas de co-geração.

Será ainda criado um centro de investigação que ocupará 300 engenheiros e investigadores no domínio da energia fotovoltaica.

«Este é um projecto líder pela mão-de-obra qualificada, pela formação permanente e pelo centro de investigação a ele acoplado», afirmou à Lusa o empresário Alexandre Alves, da RPP Solar, tendo acrescentado que o mesmo «vai ter 40 mil painéis fotovoltaicos instalados para produção de energia limpa de auto-consumo».

Quatro fases para três anos

O PIES, acrescentou Alexandre Alves, «vai desenvolver-se em quatro fases, ao longo de três anos, sendo que a primeira fase implica um investimento de 100 milhões de euros, 400 postos de trabalho e deverá ser executada até ao final do ano, permitindo que a fábrica comece imediatamente a laborar».

«Em três anos queremos estar em velocidade cruzeiro, a produzir 700 megawatts de energia com painéis em linha, ter um volume de facturação de mil milhões de euros e estar no grupo dos cinco maiores produtores de energia limpa do mundo», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas