Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros da Corticeira Amorim caem 24,6% no 1º semestre

Relacionados

Empresa diz que período é de «fraco crescimento da actividade»

Os lucros da Corticeira Amorim diminuíram 24,66%, nos primeiros seis meses do ano, para os 6,89 milhões de euros, valor que compara com os 9,14 milhões de igual período do ano passado.

Segundo avança a empresa em comunicado, as vendas consolidadas aumentaram 2,4%, para 248,1 milhões de euros, mesmo com o efeito cambial prejudicial de 6,2 milhões de euros.

PUB

EBITDA diminuiu 4,8%

Já o EBITDA baixou 4,86% para 28,2 milhões de euros, «a reflectir o abrandamento económico e a desvalorização de divisas».

Por sua vez, a unidade de negócio das rolhas foi das que mais se destacou, com as vendas a crescerem 5,6%, para 142,1 milhões de euros, graças à incorporação da recém-adquirida Oller, explica a Corticeira Amorim

Em dia de apresentação de resultados, a empresa refere que, em Portugal, o período caracteriza-se por «um fraco crescimento da actividade, num contexto de deterioração do enquadramento económico e financeiro internacional, marcado pela redução da procura externa dirigida às empresas nacionais, por condições de financiamento mais gravosas, pela desvalorização do dólar americano face ao euro e pelo elevado preço do petróleo», sublinham.

Ao exportar mais de 90% das suas vendas para um conjunto de mais de 100 países, «não poderia passar incólume à grave conjuntura económica» traduzida pela crise do subprime, a crescente inflação da economia mundial, o agravamento das condições de crédito, a subida dos preços da energia e o aumento generalizado do grau de aversão ao risco», acrescentam.

A Corticeira Amorim diz ainda que nos países mais desenvolvidos, «a situação é ainda agravada pela estagnação da actividade económica e pela deterioração acentuada da confiança dos agentes económicos», rematam.

PUB

Relacionados

Últimas