Já fez LIKE no TVI Notícias?

Santander não pensa recorrer às garantias do Estado

Relacionados

Banco diz que custo das garantias «não é tão baixo quanto isso»

O Santander Totta não está a pensar em recorrer às garantias do Estado, pelo menos neste primeiro trimestre. A garantia foi dada esta quinta-feira pelo presidente do banco, Nuno Amado, durante a apresentação de resultados.

«Gostaríamos de não ter de recorrer, porque a garantia tem um custo e não é tão baixo quanto isso», salienta o responsável.

PUB

Lucros do Santander Totta sobem 1,5%

Apesar de afastar esse recurso, o banco admite que, caso seja necessário, poderá recorrer às garantias estatais no valor de 2 mil milhões de euros.

Aliás, o Santander Totta prevê uma liquidez imediata de 10,1 mil milhões de euros, provenientes de activos patrimoniais e extra-patrimoniais: dois quais 7,3 mil milhões de euros resultantes do Banco Central Europeu (BCE)e 2 mil milhões do Estado português.

Recorde-se que, ainda esta quarta-feira, foi revelado que o Estado já tinha concedido garantias a cinco bancos para obterem financiamentos até 5.075 milhões de euros, ao abrigo da lei que lhe permite a concessão extraordinária de garantias até 20 mil milhões de euros.

Depois de quatro dos maiores bancos portugueses, Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Espírito Santo (BES), Millennium bcp e Banif, a mais recente autorização foi ao o Banco Invest para obter até 25 milhões de euros de financiamento no mercado.

Os lucros do Santander Totta subiram 1,5 por cento para os 517,7 milhões de euros em 2008.

PUB

Relacionados

Últimas