Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pilotos apoiam aumento da idade de reforma para 65 anos

Relacionados

Um grupo de pilotos da aviação civil manifestou ao Governo esta terça-feira o seu apoio ao aumento da idade da reforma para os 65 anos, contrariando a posição do Sindicato dos Pilotos.

Ao contrário do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), que recentemente contestou o aumento da idade da reforma de 60 para 65 anos, aquele grupo de profissionais considera a medida moralizadora, no que é apoiado por alguns pilotos sindicalizados, avança a «Lusa».

O piloto-chefe da companhia euroAtlantic, Mário Alvim de Faria, questiona a posição defendida pelo Sindicato quando a realidade mostra que «os pilotos portugueses reformados com licença emitida em Portugal estão a voar em Espanha e noutros países com mais de 60 anos de idade, por não poderem voar em Portugal».

PUB

«É indecente que os pilotos vão trabalhar para outro país até aos 65 anos, acumulando a pensão de reforma com outro ordenado», afirmou o membro do Movimento Pró-65, um grupo de pilotos que se juntou para defender o aumento da idade de reforma.

Em relação às questões de segurança, invocadas pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, Mário Alvim de Faria argumenta que «basta atravessar a fronteira para que já não seja inseguro e perigoso», referindo-se aos inúmeros pilotos que se reformaram em Portugal e continuam a voar noutros países até fazerem 65 anos.

«Muitos pilotos da TAP e de outras empresas, mesmo sindicalizados, apoiam a lei, que peca por tardia», afirmou.

Maioria não deverá aderir à greve

Na reunião, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil recomendou a todos os pilotos que, a partir de quarta-feira e até ao final do ano, «cumpram escrupulosamente as normas legais e convencionais vigentes, sem qualquer possibilidade de flexibilização», no que se refere à atribuição e gozo de dias de folga e folgas semanais, assim como a exigência de atribuição de folgas em atraso.

PUB

A estrutura sindical protesta desta forma contra o ante-projecto apresentado pelo Governo, que prevê o aumento da idade de reforma dos 60 para os 65 anos dos pilotos da aviação civil, classificando-o de «irresponsável» por obrigar todos os pilotos a voarem até aos 65 anos.

Mário Alvim de Faria sublinhou «que é totalmente falsa a noticia de que os pilotos vão estar em greve a partir do dia 20» e garantiu que «os pilotos da maioria das empresas não vão aderir à greve».

De acordo com o projecto de diploma, a idade de acesso à pensão é progressivamente aumentada em seis meses, por ano, até atingir os 65 anos em 2016.

PUB

Relacionados

Últimas