Já fez LIKE no TVI Notícias?

Volkswagen a tabalhar menos horas

Relacionados

BMW também já tinha anunciado regime menor de laboração

A Volkswagen decidiu submeter dois terços dos seus 92 mil trabalhadores na Alemanha a trabalho reduzido, de 23 a 27 de Fevereiro, devido à crise na indústria automóvel, anunciou esta terça-feira um porta-voz da firma, em Wolfsburgo, diz a agência Lusa.

Poucas horas antes, outro grande fabricante alemão, a BMW, anunciou também que 26 mil trabalhadores de quatro unidades de produção na Alemanha estarão em regime de trabalho reduzido em Fevereiro e Março.

PUB

Com esta medida, a BMW reduzirá a produção em 38 mil veículos, poupará nas despesas e evitará despedimentos, disse um porta-voz do fabricante bávaro esta terça-feira, em Munique.

Os trabalhadores da BMW afectados pela decisão de reduzir temporiamente o horário de trabalho deverão receber cerca de 93 por cento do seu salário bruto, graças a subsídios do estado ao trabalho precário.

Caso a soma do salário relativo ao número de horas de laboração e do subsídio ao trabalho precário seja inferior a 93 por cento do salário líquido, a BMW comprometeu-se a repor a diferença.

Esta foi uma das condições para o Sindicato dos Metalúrgicos e a comissão de trabalhadores da BMW darem o seu acordo às restrições propostas pela administração.

Tal como outros fabricantes de automóveis alemães, a BMW pondera igualmente recorrer ao fundo de garantias do Estado para as empresas, foi também anunciado.

O fundo de 100 mil milhões de euros para avales a empresas foi anunciado pelo governo federal a 12 de janeiro, no âmbito do segundo pacote anti-crise.

Um porta-voz da BMW esclareceu que as garantias não se destinam à construção de veículos, mas sim a obter empréstimos para o banco da BMW que permitam financiar compras a prestações.

Além da BMW, a Volkswagen está a pensar recorrer também ao fundo de garantias do Estado, em acção coordenada pela Confederação da Indústria Automobilística Alemã (VDA).

PUB

Relacionados

Últimas