Já fez LIKE no TVI Notícias?

Presidente do BCE contra introdução de salários mínimos

Relacionados

Jean-Claude Trichet diz que SM trava criação de emprego

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, manifestou-se esta quarta-feira contra a introdução de salários mínimos obrigatórios por considerar que trava a criação de emprego.

Num simpósio em Berlim, Trichet disse que a instituição de salários mínimos a um nível que não garanta a produtividade reduz as possibilidades dos trabalhadores menos qualificados e dos desempregados de conseguir um emprego.

PUB

Até agora, a evolução moderada dos custos salariais contribuiu na Alemanha para aumentar a competitividade da economia germânica, o que foi também uma condição para a criação dinâmica de postos de trabalho nos últimos anos, considerou Trichet.

«Quero enfatizar que o Governo e os agentes sociais têm a responsabilidade de assegurar que os salários tenham em conta a situação do mercado do trabalho a nível sectorial e regional e de não prejudicar a competitividade e o emprego», acrescentou Trichet.

A Alemanha deve aumentar a flexibilidade e a mobilidade do mercado de trabalho, segundo o presidente do Banco Central Europeu.

A coligação democrata-cristã e social-democrata que governa a Alemanha acordou recentemente a introdução de um salário mínimo nos serviços postais prestados pela Deutsche Post a partir do dia 1 de Janeiro próximo, que oscilará entre 8 euros na parte oriental e 9,80 euros na parte ocidental.

Tal medida está a ser contestada por empresas concorrentes, como a TNT e o grupo PIN, que julgam demasiado elevado o salário mínimo por hora acordado.

PUB

Relacionados

Últimas