Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresa vai reciclar roupa e calçado usados

Relacionados

Espanhóis instalam-se em Gaia para lançarem ideia inovadora

A empresa espanhola Texlimca, responsável pela recolha e reciclagem de roupa e sapatos usados em Gaia, pretende expandir a sua actividade a outros concelhos do país, anunciou o seu director, citado pela agência Lusa.

«Temos a intenção de chegar a acordo com grandes cidades, como o Porto, Matosinhos e Maia», afirmou o director da empresa, Pedro Oliver, que esta manhã assinou um protocolo de colaboração com a Câmara de Gaia. No âmbito do protocolo, a empresa vai instalar 60 contentores no concelho para recolha da roupa (limpa) e calçado usados, que serão posteriormente reciclados e/ou reutilizados.

PUB

Segundo Pedro Oliver, é desejo da empresa colaborar com outros municípios portugueses para que, no futuro, haja a percepção de que é «imprescindível recuperar e reciclar têxteis».

A empresa espanhola, que em Portugal adopta o nome de Wippytex, recolhe cerca de duas mil toneladas de roupa e calçado usados por ano, sendo que aproveita «mais de 90 por cento» do material depositado nos contentores de ferro, cuja abertura é de difícil acesso para evitar roubos ou actos de vandalismo, disse Pedro Oliver.

Quando o material dá entrada na empresa, todo ele é classificado, sendo que aquelas peças de roupa que já não servem para reutilizar ou reaproveitar são encaminhadas para a reciclagem.

«A empresa vende roupa que se encontra ainda em bom estado para outros países do mundo, mas também a reaproveita, como gangas, que dão sempre para vender para a confecção de outros artigos», explicou o responsável.

Outras peças têm apenas um fim: a reciclagem, designadamente trapos de limpeza.

PUB

Relacionados

Últimas