Já fez LIKE no TVI Notícias?

Médicos recebem milhões com transplantes

Relacionados

Em 2007 o Estado pagou 23 milhões de euros em incentivos

No ano 2007 o número de transplantes atingiu os 1330, mais 20 por cento do que no ano anterior. Devido a este aumento o Estado pagou cerca de 23 milhões de euros em incentivos aos médicos, informa o Diário de Notícias.

Este sistema de incentivos foi criado nos anos 90 através de um despacho com vista o aumento de transplantes. Hoje em dia este tipo de operações não pára de crescer e há médicos que ganham 30 mil euros mensais.

PUB

Eduardo Barroso, médico da unidade de transplantes do Curry Cabral, recebeu 30 mil euros só no mês de Novembro de 2007. Naquele mês o hospital atingiu o número recorde de 23 transplantes.

«Faltam dadores vivos em Portugal»

Doação de rins na TV era farsa

«Estes incentivos permitem que eu me dedique ao Serviço Nacional de Saúde com um salário semelhante ao que é practicado no privado», disse Eduardo Barroso.

De acordo com a última actualização dos incentivos, já de 2006, determina que os hospitais recebam dos 13 mil euros (por uns rins transplantados) aos 55 mil euros (para o fígado, pulmões ou intestinos). Mais as verbas que estão previstas nos contratos-programa.

A legislação prevê que estes valores são dados aos hospitais que retém uma parcela e distribue o restante valor pelos profissionais envolvidos. Esta parcela varia entre os 40 a 80 por cento, dependendo dos hospitais.

PUB

Relacionados

Últimas