Já fez LIKE no TVI Notícias?

Coimbra retoma transplantes hepáticos infantis

Relacionados

Serviços foram suspensos, mas podem continuar «imediatamente»

Os transplantes hepáticos pediátricos nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), suspensos temporariamente devido à indisponibilidade de um médico, podem ser retomados de imediato, anunciou, esta terça-feira, o presidente do conselho de administração (CA) da instituição. A notícia é avançada pela Lusa.

Agostinho Almeida Santos informou que o especialista Emanuel Furtado, cuja indisponibilidade para o serviço impediu nas últimas semanas a realização de transplantes hepáticos em crianças, obrigando à realização de uma destas intervenções em Espanha, foi nomeado coordenador do programa de cirurgias, permitindo que os HUC recomecem o trabalho nesta área.

PUB

No dia 05, a administração dos HUC anunciou que iria pedir ajuda a hospitais estrangeiros para garantir a realização de transplantes hepáticos pediátricos, assumindo que a cirurgia estava suspensa por «dificuldades técnicas».

Almeida Santos explicou na altura, em comunicado, que o transplante do fígado em crianças «depende, afinal, e nalgumas circunstâncias, de uma única pessoa que, até há pouco, sempre se manifestou disponível para participar nas suas etapas essenciais».

Hoje, foi igualmente nomeado o coordenador do programa dos HUC para a transplantação hepática em adultos, Baptista Geraldes, que já integrava antes a equipa cujo funcionamento dependia de Emanuel Furtado.

O comunicado conjunto, onde se defende «uma eficiente cooperação entre as equipas dos HUC e do Hospital Pediátrico», anuncia a «decisão de retomar e incentivar, desde já, todas actividades relacionadas com a transplantação hepática em Coimbra».

PUB

Relacionados

Últimas