Já fez LIKE no TVI Notícias?

Incêndios em Sardoal e Tomar de novo activos

Relacionados

Chamas estão perto de zonas habitadas, mas não há situações de risco

O incêndio que segunda-feira deflagrou no Sardoal reactivou esta terça-feira de manhã, estando a ser combatido por meios aéreos pesados, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro à agência Lusa.

Segundo o comandante de serviço, a frente do Sardoal está novamente activa, tendo-se igualmente reacendido o fogo que segunda-feira à tarde deflagrou em Tomar, desta feita junto a Vale Meão.

PUB

Segundo a fonte, os incêndios activos encontram-se próximo de zonas habitadas mas não existem de momento situações de risco.

O Governador Civil do distrito de Santarém disse que o incêndio que deflagrou ao princípio da tarde no Sardoal, e que depois se propagou aos concelhos vizinhos de Abrantes e Mação, afectou de forma intermitente uma área de cerca de mil hectares.

Paulo Fonseca afirmou que a situação vivida segunda-feira foi «anómala» com o vento a provocar muitas projecções, algumas a 300 metros, o que levou a um cenário de «várias dezenas de fogos» numa área de cerca de mil hectares, que não ardeu em contínuo mas com vários conjuntos de fogos diferentes.

Várias povoações ficaram «pelo meio», não chegando a ser afectadas, disse, afirmando que houve um ou dois casos em que arderam palheiros ou arrecadações, sem que qualquer edificação habitada tivesse sido atingida.

Tal como no incêndio do Sardoal, que chegou a Mouriscas (Abrantes) e «tocou Mação», o fogo registado em Sabacheira (Tomar), que também rondou zonas habitadas, sofreu igualmente o efeito do vento, com várias projecções, embora numa dimensão menor, afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas