Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alergias: pólenes continuarão a aumentar

Relacionados

Alentejo é a região mais afectada

Os níveis de pólenes vão continuar a aumentar desta quinta-feira até 2 de Abril por todo o país devido à manutenção das condições meteorológicas, com destaque para o Alentejo, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia, noticia a agência Lusa.

Com o objectivo de informar a população sobre as concentrações de pólenes e os doentes poderem agir preventivamente, o Boletim Polínico faz a divulgação semanal destes dados, obtidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em diferentes regiões do país.

PUB

«No continente esperam-se concentrações elevadas de pólen no ar, moderadas a elevadas nos Açores e baixas no arquipélago da Madeira», refere a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC)

O alerta da SPAIC para esta semana é particularmente dirigido às pessoas com alergia aos pólenes da azinheira e outros carvalhos, pinheiro, plátano e cipreste, bem como da erva parietária, registando-se uma tendência para o aumento dos níveis nas próximas semanas.

Níveis elevados em todo o país

No Alentejo registam-se os níveis polínicos mais elevados, com predomínio dos pólenes da azinheira, plátano, cipreste e ervas parietária e azeda, sendo esperadas concentrações elevadas para a azinheira e plátano, moderadas para a azeda e baixas a moderadas para o cipreste e a parietária.

No Norte do país e região do Porto, os pólenes encontram-se em níveis elevados, com destaque para os pólenes de carvalho, pinheiro e plátano, sendo esperadas concentrações elevadas para o carvalho, moderadas a elevadas para o pinheiro e baixas a moderadas para o plátano.

PUB

No Centro do país e região de Coimbra, os pólenes encontram-se também em níveis elevados, sendo mais frequentes os pólenes de pinheiro e carvalho, com previsão de concentrações elevadas para o pinheiro e baixas a moderadas para o carvalho.

Na Estremadura e região de Lisboa, os pólenes encontram-se em concentrações elevadas, com realce para a azinheira, erva parietária, pinheiro, plátano e cipreste, sendo esperadas concentrações elevadas para o pólen de azinheira, moderadas a elevadas para a parietária e pinheiro, moderadas para o plátano e baixas a moderadas para o cipreste.

Os pólenes também atingem níveis elevados no Algarve, principalmente de azinheira e cipreste, sendo esperadas concentrações elevadas para o pólen de azinheira e baixas a moderadas para os pólenes de cipreste.

Nos Açores e região de Ponta Delgada, o pólen estará presente em níveis moderados a elevados, com destaque para os pólenes de plátano, erva parietária e cipreste, que se manterão em baixas concentrações.

Na Madeira e região do Funchal, o pólen atmosférico estará presente em níveis baixos, com predomínio para o cipreste, erva parietária, plátano e pinheiro.

PUB

Relacionados

Últimas