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Aeroporto: ministro quer Alcochete

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Nunes Correia diz que a opção «resolve muitos problemas». Para o ministro do Ambiente «a Portela tem tremendos impactes ambientais». Quercus quer estudo comparativo e garante que a Portela é uma boa opção ambiental

O ministro do Ambiente, Nunes Correia, considerou que a hipótese de construção do futuro aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete tem «grande credibilidade» do ponto de vista ambiental.

Numa entrevista ao Público e à Rádio Renascença, no programa «Diga Lá Excelência», em colaboração com a RTP, o ministro diz que a opção Alcochete, proposta pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), «resolve muitos, mas muitos problemas» que outras opções na margem Sul tinham.

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«Nesse sentido, é uma opção que ganha grande credibilidade», disse Nunes Correia na entrevista que será emitida hoje pela RTP 2 e divulgada domingo pelo jornal Público e Rádio Renascença.

O ministro do Ambiente recorda que a escolha da Ota foi motivada por razões ambientais, dado que a alternativa que então havia na margem Sul do Tejo era mais desfavorável.

«Nessa altura, não se falava na desafectação de uma zona de tiro, que hoje a Defesa já disse que está disposta a abdicar», acrescenta Nunes Correia.

A hipótese «Portela + 1», defendida pela Associação Comercial do Porto (ACP), não inspira simpatia ao ministro, de acordo com o texto que o site do jornal Público antecipa hoje sobre a entrevista.

«A Portela tem tremendos impactos ambientais (¿). Às vezes é esquecido que retirar o aeroporto da Portela tem mais valias imensas», justifica Nunes Correia.

Depois de conhecidos os estudos da CIP e da ACP, o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) deverá entregar no próximo dia 12 ao Governo uma análise comparativa das alternativas Ota e Campo de Tiro de Alcochete para o novo aeroporto.

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