Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal vai debater alterações climáticas

Relacionados

Escassez de água e seca vão ser temas centrais em encontro de ministros

Portugal «promoverá um debate aberto» sobre a escassez da água e as secas, durante a sua presidência da União Europeia (UE), no segundo semestre de 2007, anunciou esta segunda-feira, em Berlim, o ministro do Ambiente, informa a agência Lusa.

O ministro falava na abertura do simpósio «É tempo de Adaptação - As Mudanças Climáticas e a Dimensão Europeia da Água», que começou hoje e termina quarta-feira na capital alemã, com cerca de 250 participantes de 24 Estados membros da UE, da Suiça e da Noruega.

PUB

A discussão incluirá a relação com as alterações climáticas, os impactos nos diversos sectores, a relação com a política comunitária, a relevância regional e os desenvolvimentos científicos, acrescentou Nunes Correia.

O aquecimento global e a administração dos recursos hídricos serão o tema central do conselho informal dos ministros do Ambiente dos 27 a realizar em Lisboa, a 1 de Setembro, adiantou o ministro.

Nunes Correia referiu, também, que Portugal está a trabalhar, desde 2000, em cenários integrados de impactos e medidas de adaptação às mudanças climáticas, no domínio dos recursos hídricos, da agricultura, da biodiversidade, da energia, da saúde e do turismo.

«No entanto, por vezes, as nossas pesquisas sobre redução e adaptação não foram suficientemente consideradas nas decisões do governo», lamentou.

A abrir o simpósio, o ministro do Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, lembrou que, no Norte da Europa, a precipitação aumentou até 40 por cento, enquanto no Sul diminuiu 20 por cento, «o que demonstra», referiu, «que a administração dos recursos hídricos é um dos problemas mais prementes no contexto das alterações climáticas».

PUB

Gabriel manifestou o seu apoio à proposta da Comissão Europeia no sentido de os Estados membros comprometerem a reduzir as emissões de gases de estufa, pelo menos, em 30 por cento, até 2020.

Segundo vários estudos científicos, uma subida da temperatura média na Europa de apenas um grau centígrado, em consequência do chamado «efeito de estufa», provocado pelas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, significará um aumento das cheias e das secas.

A Comissão Europeia está a preparar uma comunicação sobre este problema e também a apresentação, ainda este semestre, de um Livro Verde sobre o ambiente, disse no simpósio berlinense o director-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Mogens Peter Carl.

Carl revelou ainda que a Comissão Europeia está a preparar uma campanha de apelo à poupança de água nos lares e nas unidades industriais dos Estados membros.

PUB

Relacionados

Últimas