Já fez LIKE no TVI Notícias?

Co-incineração: queima arrancou sexta-feira

Relacionados

A fábrica da Secil, na Arrábida, já iniciou processo de queima de resíduos perigosos

A Secil retomou sexta-feira a queima de resíduos perigosos na cimenteira da Arrábida, uma operação permitida pela decisão do Supremo Tribunal Administrativo, noticia a agência Lusa.

«A unidade esteve parada quase um ano. A queima que efectuámos na sexta-feira serviu para testar se estava tudo a funcionar normalmente. E estava. Esta semana vamos retomar a queima diária, estamos só à espera que cheguem os resíduos» para co-incinerar, afirmou Nuno Maia, porta-voz da Secil.

PUB

A cimenteira do Outão foi autorizada a reiniciar a queima de Resíduos Industriais Perigosos (RIP) na sequência da decisão do Supremo Tribunal Administrativo conhecida na semana passada.

A empresa apresentou recentemente o novo Estudo de Impacto Ambiental que encomendou quando o Tribunal Administrativo de Almada acolheu a providência cautelar interposta por três autarquias a contestar a dispensa daquela avaliação.

A decisão do Supremo Tribunal Administrativo reporta-se a um recurso da empresa face à providência cautelar interposta pelos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, que contestava a dispensa do referido estudo por parte do Ministério do Ambiente.

Não existe qualquer perigo para a saúde pública, garante

O recurso também alertava para os perigos que poderiam decorrer da queima de resíduos perigosos para a saúde pública e para o ambiente e que foi acolhida pelo Tribunal Administrativo de Almada.

Além de garantir que não existe qualquer perigo para a saúde pública e que o risco de transporte é reduzido, uma vez que há apenas um acréscimo de 12 camiões de transporte de resíduos perigosos, José Manuel Palma afirmou também que, ao contrário do que tem sido dito, a co-incineração de RIP não vai contra as disposições da Convenção de Estocolmo.

PUB

Relacionados

Últimas