Já fez LIKE no TVI Notícias?

Contactável a toda a hora

Relacionados

Bombeiros aconselham a colocar no telemóvel número para casos de emergência

A Liga dos Bombeiros Portugueses considera positivo colocar no telemóvel um número a contactar em caso de necessidade de socorro, no âmbito do projecto «Em Caso de Emergência» (ECE), mas afirma tratar-se de uma iniciativa isolada que devia ser adoptada a nível nacional, escreve a Lusa.

O projecto ECE surgiu há dois anos em Portugal por iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Albufeira com o objectivo de que as pessoas coloquem no seu telemóvel o número de telefone de uma pessoa a contactar em caso de emergência.

PUB

De acordo com fonte desta corporação, o contacto de um familiar ou amigo da vítima «poupa tempo» aos bombeiros e pode fornecer informações clínicas vantajosas para um socorro mais adequado.

Este programa - em língua inglesa ICE (In Case or Emergency) - foi desenvolvido pelo paramédico inglês Bob Brotchie em 2005 de forma a que os socorristas possam contactar com alguém que forneça informação clínica sobre a vítima.

A ideia surgiu após os atentados terroristas de 7 de Julho de 2005, em Londres, e foi ganhando terreno um pouco por toda a Europa e EUA.

Em Portugal, depois dos bombeiros de Albufeira, a Câmara de Cascais foi uma das autarquias que se interessou por esta ideia, estando actualmente a apelar à população para que crie um contacto ECE nos seus telemóveis.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, disse à agência Lusa que se trata de uma iniciativa «positiva», mas que só terá sentido se fosse institucionalizada a nível nacional.

«Até agora têm surgido iniciativas deste tipo (ECE ou ICE) isoladas e sem o enquadramento institucional de uma das duas entidades relacionadas com o socorro: o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)», referiu.

Na opinião de Duarte Caldeira, a adopção desta medida seria «muito importante para os bombeiros, porque é importante para os cidadãos».

PUB

Relacionados

Últimas