Já fez LIKE no TVI Notícias?

Renovar o BI? Só de avião para Lisboa

Relacionados

Bragança: quem necessite renovar documento pode ter de pagar viagem de avião a Lisboa

Um cidadão de Bragança que necessite de renovar urgentemente o Bilhete de Identidade (BI) pode ter de pagar uma viagem de avião a Lisboa para ter o documento válido no prazo máximo de um dia, escreve a Lusa.

É assim há duas semanas, desde que o Cartão de Cidadão foi alargado aos 12 concelhos do Distrito, embora até segunda-feira nenhum cidadão de Bragança tenha recebido o novo cartão, apesar de já terem sido pedidos centenas.

PUB

Cartão de Cidadão disponível em todo o país

Recenseamento eleitoral vai ser automático

Bragança, Évora e Portalegre são actualmente os três distritos do continente completamente cobertos pelo Cartão de Cidadão que reúne quatro documentos: o BI, Cartão de Utente e números de beneficiário da Segurança Social e fiscal.

Desde o dia 24 que a conservatória com maior fluxo de utentes, a da capital de Distrito, tem recebido uma média de 40 a 50 pedidos por dia, segundo disse a conservadora Carmo Português.

A responsável ainda tinha esperança que o correio trouxesse segunda-feira os primeiros cartões, mas não chegou qualquer documento, apesar de muitos terem já esgotado o prazo legalmente previsto de cinco dias para a entrega.

Apesar de desde a entrada em vigor ter passado já quase o dobro do prazo de entrega dos primeiros pedidos, os únicos cidadãos do Distrito que já usam o Cartão de Cidadão são os de Vila Flor, onde desde Outubro funciona um dos projectos-piloto do país.

PUB

Maiores dificuldades tem agora quem necessita renovar urgentemente, por exemplo, o BI, que deixou de ser emitido neste distrito para ser substituído pelo Cartão de Cidadão.

Até aqui, qualquer cidadão do distrito que se deslocasse a Bragança obteria o BI no próprio dia, mas para conseguir o mesmo com o Cartão de Cidadão só deslocando-se directamente a Lisboa.

Segundo as regras do novo documento, um pedido urgente com entrega no próprio dia do pedido ou no prazo de um dia, só com levantamento na sede das Imprensa Nacional- Casa da Moeda.

O preço a pagar é mais de o dobro do normal, 25 euros, mas o custo seria muito superior já que um cidadão de Bragança só tem uma forma de conseguir, com a urgência necessária, levantar em Lisboa no mesmo dia o cartão do Cidadão: indo de avião.

Aos utentes de todo o Distrito, a conservadora deixa agora um aviso: «é escusado continuar a deslocar-se a Bragança para conseguir o BI mais rápido».

PUB

Relacionados

Últimas