Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alta tensão: lei é «obsoleta»

Relacionados

Movimentos cívicos exigem a intervenção do Governo para alterar quadro legal

Movimentos cívicos contra as linhas de alta tensão acusaram este sábado a REN de ser «muito irresponsável» e exigiram a intervenção do Governo na alteração da lei «obsoleta» para que Portugal reduza 500 vezes os valores dos campos electromagnéticos, noticia a Lusa.

«O nosso objectivo é mudar a lei, a nossa lei é obsoleta, é muito antiga, está desadequada com as experiências vividas pelas populações e muitos estudos indicativos pelo mundo fora mostram cada vez mais que os valores legalmente atribuídos são completamente desadequados», disse Helena Carmo, porta-voz do Movimento contra a Alta Tensão em Zonas Urbanas Habitadas.

PUB

E «é preciso reduzir muito esses valores e nós queremos que, relativamente à legislação portuguesa, eles sejam reduzidos 500 vezes porque é esse o valor que nos pode deixar descansados relativamente à nossa saúde e à saúde dos nosso filhos».

Vamos continuar a lutar

A porta-voz do movimento deixou a promessa de que a Rede Eléctrica nacional (REN) não terá descanso «enquanto todas as situações que afectam directamente as habitações não forem resolvidas». «Essa é uma primeira deliberação: vamos continuar a lutar contra esta prepotência da REN enquanto não houver ou enterramentos ou afastamentos das populações», assegurou Helena Carmo.

Quanto às formas de luta, estas poderão passar por concentrações e mobilizações das populações. Questionada sobre a possibilidade de voltar às negociações com a REN, Helena Carmo admitiu fazê-lo. «Continuaremos a sentar-nos com a REN, evidentemente, mas temos consciência de que se não houver deliberações do poder político, tanto autárquico como nacional, a REN não abdicará daquela arrogância a que habitou o país», disse.

Vários movimentos nacionais contra as linhas de alta tensão nas zonas urbanas decidiram juntar-se hoje à tarde no Cacém com o propósito de formar o «Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão nas Zonas Urbanas».

PUB

Relacionados

Últimas