Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão: 129 voos cancelados em Portugal

Relacionados

Nuvem de cinzas no espaço aéreo nacional afecta aviação

Artigo actualizado às 16h06

O número de voos cancelados nos aeroportos portugueses devido à nuvem de cinza subiu para 129, dos quais 54 em Faro, escreve a Lusa.

PUB

Em comunicado, a ANA explica que «na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão, na Islândia, e das perturbações atmosféricas por ela causadas foram cancelados 125 voos até às 12:00».

A estes cancelamentos nas estruturas geridas pela ANA há a acrescentar quatro voos cancelados no Aeroporto da Madeira.

«A maioria dos destinos e origens destes voos são no Sul e Centro da Europa, Reino Unido e Irlanda», lê-se no mesmo comunicado.

No aeroporto de Lisboa foram cancelados 27 voos, sendo que 14 se referem a partidas e 13 a chegadas. No Porto, o aeroporto Francisco Sá Carneiro registou 38 cancelamentos, e em Faro 54 voos, dos quais 27 são partidas. Em Ponta Delgada, foram cancelados dois voos.

A ANA aconselha todos os passageiros que tenham voos planeados para hoje e domingo a contactar as companhias aéreas de modo a terem conhecimento da sua situação.

A actividade do vulcão, em erupção desde 21 de março, voltou a intensificar-se na quinta feira à noite.

PUB

Entrteanto, as limitações operacionais que afectavam os voos no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, já foram levantadas, divulgou em comunicado a Navegação Aérea de Portugal (NAV).

Segundo o documento, «a nuvem de cinzas vulcânicas encontra-se ainda na zona norte da Região de Informação de Voo de Lisboa, incluindo o norte do território nacional. No entanto, a recente evolução já permitiu delimitar a definição da Zona de Interdição de Voo, entre a superfície e os 20 000 pés (cerca de 10 km)».

A previsão da NAV mostra que o movimento das nuvens vulcânicas para as próximas 18 horas indica um alastramento gradual para sul, cobrindo integralmente o arquipélago dos Açores.

Segundo o comunicado, a partir das 18:00, «o tráfego gerado no arquipélago (inter ilhas e de chegadas e saídas Açores) será severamente afetado pelo encerramento previsível de todos os aeroportos e pela impossibilidade de voar no espaço aéreo sobre o arquipélago».

Ryanair e EasyJet

PUB

A Ryanair e a EasyJet foram as primeiras companhias a cancelar alguns voos com partida do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, devido à nuvem de cinzas. Mas, segundo o Eurocontrol, a maioria dos voos entre a Europa e a América do Norte vão sofrer atrasos, este sábado.

Aeroportos fechados em Espanha

A evolução da nuvem de cinzas já obrigou ao cancelamento de 673 voos no norte de Espanha, onde 19 aeroportos estão fechados, incluindo o de Barcelona, revelou a autoridade aeroportuária espanhola, a AENA.

Em comunicado, a AENA refere que, segundo a Eurocontrol, organização europeia que controla a navegação aérea, as restrições de voos nos 19 aeroportos serão mantidas até pelo menos às 18:00 GMT (19:00 em Lisboa).

Durante a manhã foram fechados 16 aeroportos do norte (onde a companhia Ibéria suspendeu todos os seus voos) e, dos 4974 voos previstos para este sábado em Espanha, 673 foram cancelados até ao início da tarde.

Cannes em risco?

A concentração de cinzas deverá atingir este sábado à noite o sul de França, alguns dias antes da abertura do festival de cinema de Cannes.

PUB

«Esperamos concentrações de cinzas entre o solo e 6000 metros de altitude, superiores ao limite definido» pela indústria aeronáutica, referiu uma técnica dos serviços de meteorologia franceses, Roxane Désiré.

A Météo France não pode, no entanto, precisar se os efeitos do vulcão islandês poderão perturbar os aeroportos da Côte d`Azur, onde se inicia, na quarta-feira, o festival de Cannes.

Sata voa domingo

A transportadora aérea açoriana Sata programou para domingo de manhã um voo extraordinário destinado a repor a ligação cancelada, este sábado, entre Ponta Delgada e o Porto devido à nuvem de cinzas.

PUB

Relacionados

Últimas