Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nuvem vulcânica em Portugal só deve desviar rotas

Relacionados

Até ao momento, a NAV Portugal não foi informada pelos operadores de qualquer anulação de voo no espaço aéreo nacional

A aproximação de nuvens de cinzas do vulcão islandês a Portugal Continental, durante esta sexta-feira, deve provocar apenas alterações às rotas de tráfego aéreo no espaço nacional. A informação é avançada pela NAV Portugal.

Sofia Azevedo, directora de comunicação e imagem da NAV Portugal, a entidade responsável pelos serviços de tráfego aéreo no espaço aéreo português, adiantou à Lusa que a nuvem de cinzas que entrou na quarta-feira no espaço aéreo português se deslocou para sul/sudoeste e «deve atingir o litoral sul, mas pela densidade não constitui qualquer problema para o tráfego, por isso não será criada uma área proibida para a realização de voos».

PUB

Já na região de informação de voo da ilha açoriana de Santa Maria - que, com a de Lisboa, integra as duas áreas em que se divide o espaço aéreo nacional -, «não vai haver qualquer tipo de alteração de tráfego» nos voos inter-ilhas, enquanto nos voos transatlânticos «a aproximação da nuvem pode provocar alguns desvios ao tráfego», essencialmente desvios de rotas.

Quanto a cancelamentos de voos, Sofia Azevedo assevera que só ocorrerão devido à existência de condições de risco nos países de origem dos voos e que, até ao momento, a NAV Portugal não foi informada pelos operadores de qualquer anulação de voo no espaço aéreo nacional.

Nuvem vulcânica no espaço aéreo português pode deslocar-se para sul

Até à meia-noite, as previsões da NAV Portugal apontam para «a entrada na região norte de informação de voo de Lisboa de uma nuvem com maior densidade, essa sim poderá levar à criação de uma zona perigosa para voos». «De qualquer forma, é bom ter em atenção que é uma pequena área e implica, se tudo se mantiver como previsto, apenas desvios de rota», afirmou Sofia Azevedo.

PUB

Relacionados

Últimas