Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cadáveres humanos à venda na Internet

Relacionados

Portugueses podem comprar, embora este tipo de tráfico seja ilegal

Uma empresa americana está a vender cadáveres e órgãos humanos na Internet e garantiu à Agência Lusa que os poderia enviar para Portugal «sem qualquer problema» legal, apesar de este tipo de tráfico ser proibido no país.

Cadáveres humanos em poses artísticas, como a famosa estátua grega de um atleta a lançar o disco, sentados a uma secretária, a andar de bicicleta ou a jogar basquetebol são algumas das «peças» disponíveis para compra no site da Internet.

PUB

A empresa norte-americana «Corcoran Laboratories» explica no site que utiliza uma técnica de preservação (polimerização dos corpos) que mantém para a eternidade os órgãos tais como ele estão no momento da morte ¿ a mesma técnica utilizada na exposição «Bodies Exibition», que está patente desde sábado em Lisboa.

Além dos corpos, o site vende mais de uma centena de órgãos: um pulmão, um pé, um feto, o intestino ou parte de um corpo cortado às fatias pode ser adquirido bastando para isso clicar no item «quote price» que surge na base de cada fotografia.

Os clientes habituais

Os clientes desta peculiar empresa são normalmente entidades científicas, museus e organismos interessados em exposições mas, como a Lusa apurou, não é vedado a um particular a compra de um cadáver.

«Normalmente fazemos negócio com universidades e outras instituições, mas também podemos vender a particulares», afirmou o funcionário, quando contactado pela agência Lusa.

A empresa garantiu não haver qualquer problema em enviar a encomenda mesmo quando confrontando com o facto da legislação portuguesa proibir este tipo de comércio.

PUB

«Nunca tivemos nenhum problema legal. Fazemos isto diariamente com vários países da Europa e nunca tivemos qualquer problema», disse o funcionário, que garante manter ligações comerciais com países como a vizinha Espanha ou a Alemanha.

«Desde o momento que é feita a compra pode demorar entre cinco a seis meses. O tempo de entrega é muito variável, depende se temos ou não o corpo», explicou, acrescentando que a origem do corpo é lícita, uma vez que os corpos são oriundos de pessoas que deram os corpos à ciência».

Preservação eterna: escolher últimas novidades no funeral

Questionado sobre os preços, o funcionário da empresa americana disse à agência Lusa que são muito variados dependendo do produto pretendido, fixo é o preço de um outro serviço: «A Preservação Eterna», que «dá a oportunidade às pessoas que queiram as últimas novidades no funeral e no enterro».

Por 100 mil dólares qualquer português pode adquirir este serviço. Após a morte o corpo é enviado para os Estados Unidos, onde é utilizada uma técnica que permite preservar para sempre todo o corpo humano tal como ele se encontra no momento da morte.

PUB

Depois, a empresa norte-americana garante, de acordo com o funcionário, o reenvio do cadáver para o país de origem.

«Recebemos encomendas para este serviço de todo o mundo» garantiu o funcionário da Corcoran Laboratories.

Lei portuguesa não permite comércio de cadáveres

O presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e responsável pela actual legislação sobre a utilização de cadáveres em Portugal, Duarte Nuno Vieira, garantiu que o tráfico de corpos humanos é proibido no país.

«A lei não permite o comércio de cadáveres, tecidos ou órgãos. Só dádivas. Não haveria possibilidade de conseguir passar um cadáver. Na maior parte da Europa também há proibição de comércio de cadáveres», defendeu Duarte Nuno Vieira.

PUB

Relacionados

Últimas