Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal compra 37 carros de combate

Relacionados

Para dotar o Exército de novas capacidades face aos «conflitos que ameaçam o mundo moderno»

O Ministério da Defesa assinou esta terça-feira com uma empresa holandesa um contrato de aquisição de 37 carros de combate «Leopard 2A6», para dotar o Exército português de novas capacidades face aos «conflitos que ameaçam o mundo moderno».

O contrato foi rubricado em nome do Estado português pelo Director-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, Vice-Almirante Carlos Alberto Viegas Filipe, e pelo seu homologo da NATO, NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), Major-General Karl-Heinz Münzne.

PUB

Kosovo: resgate fictício numa aldeia alentejana

Nem todas as histórias podem ser contadas

A NAMSA celebrou, em seguida, com o Estado Holandês o correspondente contrato de transferência, assinado pelo Director-Geral de Armamento Holandês, Lex Hendrichs.

«A aquisição representa um significativo esforço do Estado Português, tendo em vista o reequipamento e modernização das Forças Armadas, com o objectivo de garantir um Exército moderno, adequadamente sustentado, capaz de se adaptar e actuar perante as novas modalidades de conflitos que ameaçam o mundo moderno», sublinha o Ministério da Defesa.

Os novos carros de combate «Leopard 2A6» são veículos de reputação internacional, com equipamentos de elevada sofisticação tecnológica, blindagem de terceira geração, maior mobilidade, autonomia e capacidade de fogo do que a dos actuais carros de combate «M60», ao serviço do Exército Português.

O contrato prevê uma primeira entrega de oito carros de combate «Leopard» em 2008 e os restantes 29 em 2009.

PUB

Relacionados

Últimas