Já fez LIKE no TVI Notícias?

Professora vítima de cancro volta ao trabalho

Relacionados

Apesar de ser aconselhada a pedir aposentação, a CGA considera-a apta

Uma professora, vítima de três cancros, que foi impedida de se aposentar por decisão de uma Junta Médica vai regressar ao trabalho já no próximo dia 20.

Apesar de toda a atenção centrada em casos idênticos este verão, incluindo a preocupação demonstrada pelo primeiro-ministro, não houve alterações substanciais. Maria Conceição Marques, vitimada por três cancros (útero, língua e mama) e afastada do ensino desde 1997, foi simplesmente convocada para uma nova Junta Médica ordinária e, possivelmente, iniciará a ano escolar na Escola Básica do 1.º Ciclo da Regedoura, Válega, Ovar.

PUB

A docente havia sido aconselhada pela Direcção Regional de Educação do Centro a pedir aposentação por incapacidade. Após ter sido sujeita a duas juntas médicas foi considerada apta para trabalhar. A professora pediu uma junta médica de revisão que a Caixa Geral de Aposentações (CGA) marcou para o passado dia 2 de Agosto. «Estavam lá cerca de 35 doentes para serem atendidos, mas cada um não passava lá dentro mais de dois ou três minutos», afirmou ao Jornal de Notícias.

O júri, segundo a professora, era formado por dois médicos e um membro da CGA. «Só quiseram saber se eu tinha algum relatório para entregar e mandaram-me logo sair pela porta fora. Nem sequer três minutos estive lá dentro», contou Maria Conceição. Quando protestou pelo facto de ter interrompido as férias e não ter ido lá fazer nada, recebeu de resposta: «Então continue de férias e faça de conta que não veio aqui».

Maria Conceição foi informada pelo CGA, no dia 14 de Agosto, de que será sujeita a uma consulta de otorrinolaringologia, ainda por marcar, pelo mesmo especialista que, outra professora cancerosa, havia apenas sugerido um arranjo aos dentes. O seu médico assistente, por estar certo de que apenas um especialista em cirurgia maxilo-facial poderá avaliar as condições de saúde, considerou a decisão desajustada.

PUB

Relacionados

Últimas