Já fez LIKE no TVI Notícias?

Avaliação de professores «alterada»

Relacionados

Critério que questionava satisfação sobre «reformas» na Educação foi retirado

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, garantiu ter sido rejeitado esta sexta-feira um critério na avaliação de professores, em Leiria, que questionava a satisfação quanto às mudanças ocorridas no sistema educativo, noticia a agência Lusa.

«Procurei informar-me sobre o que se passou e aquela era uma pergunta de forma alguma aceitável e o conselho pedagógico já deliberou negativamente», afirmou a ministra aos jornalistas, no Parlamento.

PUB

O problema tinha sido levantado pelo deputado do Bloco de Esquerda (BE) Francisco Louçã durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, José Sócrates, na Assembleia da República.

Milhares de professores voltam às ruas

«Verbaliza a sua insatisfação/satisfação face a mudanças ocorridas no Sistema Educativo/na Escola através de críticas destrutivas potenciadoras de instabilidade no seio dos seus pares» é um dos indicadores incluídos no critério da «dimensão ética» para a avaliação dos professores no agrupamento escolar Correia Mateus, em Leiria, afirmou Francisco Louçã.

E mostrou a ficha de avaliação em causa, acusando a presidente do conselho executivo do agrupamento escolar de agir como «zelote do Partido Socialista em Leiria».

No final do debate, a ministra da Educação acusou o Bloco de «utilizar casos isolados para destruir um sistema que é muito mais vasto e complexo», lembrando que «há outras instâncias» em que «as coisas são decididas».

«Felizmente [a pergunta] não foi aprovada porque não era bem formulada, não era correcta, não era passível de avaliar o sentido ético dos professores», afirmou a titular da pasta da educação, que se recusou a responder a outras perguntas - «eu não tenho que responder».

Durante o debate, o primeiro-ministro admitiu que aquele critério não devia ser usado, frisando que a responsabilidade não foi do Governo nem do Ministério, e assegurou que iria chamar a escola à atenção.

PUB

Relacionados

Últimas