Já fez LIKE no TVI Notícias?

Escolas: mega-agrupamentos são «quase ingovernáveis»

Relacionados

Sindicato queixa-se de fusões de estabelecimentos «à pressa e para poupar dinheiro»

O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) afirmou esta segunda-feira que os mega-agrupamentos de escolas foram criados «à pressa e para poupar dinheiro», gerando fusões «quase ingovernáveis», e pediu o regresso da autoridade do docente na escola, avança a agência Lusa.

«Na nossa zona, há algumas fusões em mega-agrupamentos de escolas que se tornaram excessivamente grandes, quase ingovernáveis», declarou Fátima Carvalho, coordenadora da Delegação de Coimbra do SPZC, em conferência de imprensa.

PUB

Sem ter especificado a que mega agrupamentos se referia, a dirigente sindical disse não encontrar razões para determinados concelhos, como os de Arganil e Mealhada, ficarem com «apenas um agrupamento de escolas» quando Coimbra continua com «agrupamentos pequeníssimos», que congregam «poucas escolas».

«Tivemos uma reunião com a directora regional de educação do Centro mas não nos foi dada uma explicação para isto», disse.

A Lusa solicitou à DREC uma reacção, que aguarda, às questões colocadas pelo SPZC.

A «diminuição de custos», nomeadamente através da «redução dos órgãos de gestão e serviços administrativos» são as motivações que, na opinião do SPZC, estarão por detrás da decisão do Ministério da Educação (ME).

PUB

Relacionados

Últimas