Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministério vai pagar a professores

Relacionados

Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, adiantou que vai acatar todas as sentenças dos tribunais e pagar aos professores. No entanto, realça que há nove decisões a favor da tutela. Valter Lemos recusa ainda que «todos os casos sejam iguais» Ministra deve milhões a professores

O ministério da Educação cumprirá todas as decisões dos tribunais em relação ao pagamento das aulas de substituição, disse à agência Lusa o secretário de Estado Valter Lemos, que adiantou existirem nove decisões favoráveis à tutela.

Ministra deve milhões a professores

PUB

«Cumpriremos com as decisões do tribunal», disse Valter Lemos, salientando que vão cumprir todas as decisões de que forem notificados.

«Neste momento temos conhecimento de nove decisões favoráveis ao ministério e de quatro favoráveis aos professores que interpuseram acções contra o ministério, mas admito que possam haver já seis casos», afirmou.

«Se não concordarmos recorreremos e cumpriremos a decisão final porque obviamente o Ministério respeita os tribunais», sublinhou.

«Qualquer um serve para ministro da Educação»

O dirigente da FENPROF, Mário Nogueira, afirmou segunda-feira no programa da RTP «Prós e Contras» que há seis decisões de tribunais a favor de professores que pediram para as aulas de substituição lhes serem pagas como horas extraordinárias.

Segundo Mário Nogueira, a partir da quinta decisão no mesmo sentido, criou-se jurisprudência e agora o Ministério terá de pagar as aulas a todos os professores.

PUB

Valter Lemos considerou que só se os casos forem rigorosamente iguais é que podem derivar em jurisprudência.

«O que não me parece que seja o caso», afirmou, acusando a Fenprof de ter pretendido, com este anúncio, «mais uma vez criar instabilidade nas escolas» através de «mais uma tentativa de manipulação».

«É curioso que a Fenprof nunca tenha anunciado um caso em que perdeu. Para a FENPROF pelos vistos há uns casos que valem mais do que outros, para nós valem todos de forma igual», salientou o secretário de Estado.

«Isto, do meu ponto de vista, diz bem da intenção de manipulação da FENPROF, que parece ter enveredado pelo 'sindicalismo cautelar'», concluiu, referindo-se às providências cautelares que a associação sindical tem interposto em tribunal contra decisões do ME.

PUB

Relacionados

Últimas