Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses acompanham lançamento de foguetão

Relacionados

Nova estação de rastreio de satélites foi inaugurada em Santa Maria

A nova estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia, inaugurada esta quinta-feira na ilha açoriana de Santa Maria, vai acompanhar o lançamento do foguetão «Ariane 5» previsto para 22 de Fevereiro, anunciou hoje um responsável da ESA.

A estação localizada na ilha açoriana, a primeira existente em Portugal, será «os nossos olhos e ouvidos para monitorizar o lançamento» a partir da Guiana Francesa, explicou Gaele Winters, director de operações e infra-estruturas da ESA.

PUB

Nasa aproxima-se hoje de Mercúrio

Tecnologia portuguesa no espaço

Na inauguração da estação, Gaele Winters adiantou que o «Ariane 5» vai levar abastecimentos à Estação Espacial Internacional, uma missão complexa na qual a estação de rastreio de Santa Maria vai ter um papel importante.

Segundo disse, os testes desenvolvidos na estação foram um «sucesso completo», o que garante que a infra-estrutura está «perfeitamente capaz de executar a sua tarefa», disse Gaele Winters.

Salientou, também, que os Açores se apresentaram como a localização ideal para a instalação da estação de rastreio de satélites, o que resultou numa cooperação entre a ESA e os Governos da República e Regional neste processo.

«Afinal de contas, é a primeira infra-estrutura em Portugal, desde que aderiu à organização (ESA) em 2001», afirmou.

PUB

Na cerimónia nos Açores, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, salientou o processo de decisão de instalar na ilha açoriana uma estação fixa, que assegura capacidades para além dos rastreios.

«Para que essa opção fosse tomada, foi necessário que o Governo Regional dos Açores se empenhasse e compreendesse a importância estratégica» deste projecto, afirmou Mariano Gago.

O ministro da Ciência salientou que a nova infra-estrutura da ESA deve ser utilizada, ainda, numa outra banda de frequências, que permitirá a observação da Terra, criando a oportunidade a Portugal de exploração de dados dos satélites de observação do planeta.

Segundo Mariano Gago, há mais de 20 anos se debate a oportunidade de Portugal, com destaque para os Açores, utilizar as suas capacidades de observação do mar profundo e da atmosfera.

PUB

Relacionados

Últimas