Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal é um avião «sem piloto a bordo»

Relacionados

Segundo Eduardo Lourenço, a história mostra que país já passou por outras crises e conseguiu superá-las e acredita que «a barca Europa não deixará Portugal afundar-se»

A situação actual do país é uma «espécie de pesadelo momentâneo», mas confia que irá ser ultrapassado porque «a barca Europa não deixará Portugal afundar-se». Esta é o retrato de Portugal feito pelo ensaísta e professor universitário, Eduardo Lourenço, no Encontro PensarRE Portugal, em Vila Real, a que a Lusa assistiu.

Para Eduardo Lourenço, a actual crise económica foi «uma surpresa» e que o país foi apanhado «num tsunami de ordem económico-financeira cujo centro é a Europa». Mas, Lourenço retira dramatismo à situação pois, quando se pensa no que foi o passado português, a verdade é que Portugal já atravessou problemas semelhantes e sempre conseguiu superá-los.

PUB

Ou seja, a história de Portugal é uma espécie de «milagre contínuo» porque os portugueses vivem numa «oscilação constante entre uma crença de estabilidade e um desânimo total». Neste momento, Portugal está «na vertigem de poder desaparecer» e o país parece não ter «piloto a bordo» ou provavelmente «tem vários».

Sem dramas, mas com ironia: «As pessoas que visitam Portugal não imaginam na aflição em que estamos porque parecemos ricos». Os portugueses estavam «convencidos» de que, entrando na Europa, parte das dificuldades do país se iriam resolver porque «tinham acesso a uma casa rica e mesmo sendo convidados de última hora iam mudar de estatuto. Essa era a convicção». Ressalva, no entanto, que os cidadãos podem estar descontentes com o que se passa entre Portugal e a Europa, mas «se não entrássemos nesta experiência europeia estaríamos muito pior».

PUB

Relacionados

Últimas